sábado, 5 de novembro de 2011

CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS MÍDIAS

Contribuição das mídias para os espaços de aprendizagemÉ a promoção de condições para que os alunos possam participar do mundo digital, possibilitando-lhes que participem de práticas letradas do mundo digital, que dominem os gêneros que nele circulam, que aprendam a utilizar os espaços virtuais e a lidar com os tempos da comunicação, bem como com os hipertextos e as hipermídias. Essas práticas de linguagem próprias do mundo digital precisam estar previstas nos espaços de aprendizagem e no planejamento das atividades formativas, devendo ser desenvolvidas de forma articuladas com os demais conteúdos, objetivos e capacidades visados.
A utilização dessas tecnologias permitem dinamizar as aulas, estimular o senso crítico, a criatividade em função de uma educação para a autonomia, descobrindo novos paradigmas, que permitirão aos educandos uma educação mais humanitária. Ajudam o professor, atrai os alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana e, também, introduz novas questões no processo educacional.
As aulas no laboratório podem ser exploradas baseando-se em pesquisas na Internet referentes aos conteúdos abordados em aula, ferramentas como Power Point na exposição de algum tema específico, filmes, vídeos para debates com os alunos, todos de acordo com sua faixa etária. O uso da Internet para acessar softwares educacionais que encontramos a disposição dos professores, como ferramentas que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem, estimulando a atenção, o raciocínio bem como a criatividade dos alunos.
Uso de vídeos, filmes, data show, pesquisas, criação de blogs, slides, jogos, fazem os alunos perceber o sua realidade em tempo real, colocando os como atuantes em seu tempo, desenvolve a escrita, a criatividade, o senso crítico e do raciocínio lógico. É fundamental que a criança aprenda a equilibrar e distinguir as informações, os meios de transmissão e produção de conhecimento de forma crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário