sábado, 5 de novembro de 2011

Linguagem visual

De acordo com o DDF da unidade A “Uma imagem é um bom ponto de partida para recordar ou mesmo compreender alguma ideia.” Identificamos a ilustração como uma imagem que traz uma relação de explicação e sensibilizadora da mensagem a ser transmitida visualmente, voltada a uma comunicação com uma finalidade especifica. A comunicação visual e verbal juntas criam mais efeito e seu objetivo é alcançado com mais ênfase e abrangência.

A comunicação visual está presente no cotidiano do mundo globalizado, informação vinculada intimamente com a imagem, as novas gerações estão crescendo sob um emaranhado de estímulos comunicativos e informativos em um ritmo acelerado. Dessa forma o processo educacional deve dar relevância a essas novas características peculiares que emergem desse novo sistema social, e se utilizar dessas ferramentas na construção colaborativa do conhecimento, recursos didáticos que abrem varias alternativas e possibilidades de apresentação dos conteúdos programáticos institucionais.

No caminho da educação que se interpõe em um processo dinâmico e vivo feito por agentes redentores de saberes prévios que de forma colaborativa concluem seus pensamentos modificando percepções e comportamento, as novas possibilidades trazem insegurança, fazem desacomodar, permitem indagações e reflexão de caminho e metas que devemos seguir, faz precisão do conhecimento e capacitação. Mas não seguir sozinho em uma busca difícil e de um trabalho contra maré dos nossos colegas educadores, na rotina interna da instituição, deve-se abrir luta sim pela interdisciplinariedade, tentar agir contra a insignificância de conteúdos fragmentados e juntar as lutas individuais dos professores em um só caminho de colaboração, capacitação e troca de experiências nessa nova forma de entender a educação e a necessidade de usar mais do que nunca a linguagem visual e os recursos da mesma, no processo de construção do conhecimento.

É sem duvida a imagem um excelente meio de comunicação porque está relacionada ao nosso sistema de aprendizagem e assimilação, então a imagem pode produzir sentido e sensações, a uma contextualização da informação. Diferentemente das palavras, de acordo com a citação do PDF da unidade A “quando estamos lendo, estamos decodificando um código alfabético e muito do que compreendemos traduzimos mentalmente em imagens”, a capacidade de interpretar imagem e de relacional a escrita com imagem faz parte da evolução do ser humano e da forma de como funciona a memória da mente humana.
Contextualizando comunicação visual na educação pode ser usada como motivação e capacitação no processo de construção do conhecimento. As ilustrações de muitas formas, em vários campos do conhecimento, otimizando o processo de ensino- aprendizagem, usar os recursos tecnológicos de softwares didáticos, imagem detalhadas, animações e vídeos que exemplificam e concretizam a leitura de textos e livros. Mostrar de forma correta esses recursos, porque a tecnologia traz uma fonte rica em informação atualizada e sofisticada de produção de imagem, criar com os alunos o entendimento de que as informações que chegam até eles devem ser interpretadas e qualificadas se positivas e necessárias, tentar construir com os alunos uma capacidade de interpretar as informações que os cercam.

 Valéria de Cácia Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário