sábado, 5 de novembro de 2011

POR QUE AS MUDANÇAS SÃO TÃO LENTAS NA EDUCAÇÃO?

POR QUE AS MUDANÇAS SÃO TÃO LENTAS NA EDUCAÇÃO?

A instituição escolar é formada de profissionais que fazem o mecanismo do processo de aprendizagem acontecer, são pessoas e como humanos possuem personalidades e capacidades de mudanças diferentes, há profissionais que se acomodam em seu trabalho e sua rotina simples e linear, que acham até complicado apoiar mudanças ou partindo de si mesmo, precisam ser motivadas e orientadas, já há profissionais que são proativos que caminham para mudanças e aperfeiçoamento de seu exercício profissional.
Para que em âmbito geral a instituição tenha uma evolução quase q total em termos de melhoria de ensino se equivalendo também as mudanças de sociedade e de tecnologias e seu processo atinja as necessidades atuais, precisa-se de uma gestão também proativa, que mostre caminhos, que tenha claro suas diretrizes e que monitore constantemente o trabalho a ser difundido, que saiba trabalhar e direcionar o trabalho em grupo, que não tenha medo de mudanças e saiba ousar, criar caminhos e achar soluções.
Enfim, as mudanças na educação ocorrem com eficiência se a gestão for proativa preocupada com o desenvolvimento e a melhoria, que tenha a sensibilidade de atender as necessidades que seus profissionais possuem: de motivação, orientação e até mesmo liberdade para criar. Que a categoria seja valorizada desde sua formação, sua qualificação e seleção, que a instituição tenha a estrutura básica para um bom desenvolvimento do processo da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário